ATL 2017

ATL 2017

domingo, 26 de junho de 2016

Solidariedade aos Kaiowá Guarani do Mato Grosso do Sul

Sexta, 17 de junho de 2016

“Quando estamos aqui em Palmas-TO onde se realizará a 3ª Grande Assembleia dos povos indígenas da região (20 a 24/06) e alguns participantes de outras regiões do país, inclusive do Mato Grosso do Sul, tomamos conhecimento de mais um massacre de mais uma comunidade Kaiowá Guarani que havia retornado a seu tekoha, terra tradicional. Até quando ficaremos contando os mortos desse heroico povo na resistência, enquanto a impunidade reina absoluta, estimulando mais violência?”, escreve Egon Heck, do secretariado nacional do Conselho Indigenista Missionário –CIMI, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.
Foto: Egon Heck

Massacre e Genocídio continuam

Diante de mais um covarde massacre contra a comunidade do TekohaToropaso, município de Caarapó, do qual resultaram vários feridos de vossa comunidade e a morte de Claudione de Souza, agente de saúde, manifestamos nosso repudio e externamos nossa solidariedade. Contem conosco. Estamos com vocês na luta por vossos direitos, especialmente vossas terras/territórios.

Nós do regional do Cimi Goiás, Tocantins, juntamente com os povos indígenas desta região acompanhamos com muito carinho e indignação a luta de vocês pelo sagrado direito a vossos territórios.

Quando uma delegação dos povos desta região fomos visitar vocês, em 2006, ficamos tristes e indignados em ver e sentir tanta judiação, violência e abandono. Nunca imaginávamos ver comunidades indígenas embaixo de lonas pretas á beira das estradas, passando fome, sofrendo com o sol e chuva, sendo desprezados e tratados pior que animais. Ficamos revoltados com essa situação e aprendemos uma grande lição: ficar lutando e vigiando permantentemente para que nossas terras não venham a ser invadidas e nós também passarmos por judiaria dessas.
Estamos preparando a nossa 3ª Grande Assembléia, onde vamos ter uma participante do vosso povo, que certamente vai nos falar das vossas lutas, resistência e esperanças. Estamos esperando mais de 500 lideranças dos povos de nossa região e alguns indígenas de outras regiões do país.
Nós membros do Cimi deste regional GOTO também temos construído fortes laços de solidariedade com vocês procurando apoiar de todas as formas às lutas de vocês pelos direitos constitucionais.
Recentemente os missionários do Cimi também foram criminalizados através de Comissão Parlamentar de Inquérito. Mas na verdade o que pretendiam os senhores do agronegócio era impedir com que vocês tivessem vossas terras demarcadas e respeitadas. Quiseram nos calar, nos caluniaram, quiseram dizer que vocês são incapazes de lutar pelos vossos direitos, nos acusaram de estimular invasões, mas vocês estão desmentindo essas calunias e mentiras.

União dos povos na luta pelos direitos

Foto: Egon Heck

Nesse momento em que vocês são mais uma vez vítimas das barbaridades violências e assassinatos, queremos dizer que enquanto Povos indígenas da região e apoiadores e aliados estaremos sempre com vocês. A dor e sofrimento de vocês, também é nosso. Pedimos que o governo federal e estadual e todas as autoridades competentes, se mobilizem para que seja investigado este crime e não quede impune, assim como tantos ataques e mortes que ainda clamam por justiça. E que as vossas terras sejam demarcadas e respeitadas.

Entra governo, sai governo e sempre mais corrupção aparece. Um dia haverá justiça e os povos originários desse país poderão celebrar a vitória da vida, sobre os projetos e decretos de morte.
Com nosso apoio e solidariedade.
Abraços
Regional Goiás Tocantins do Cimi
Egon Heck –Secretariado Nacional
AssociaçãoApinajé - Pempxá